BENVINDO(A)!

Este espaço é dedicado a todos que lidam com o cotidiano escolar e se aventuram na dramatização. A intenção é trocar. Se tiver idéias e/ou material interessante para postar... é só disponibilizar.

domingo, 19 de junho de 2011

Blablação ou Grammelot



BLABLAÇÃO
Blablação é uma técnica desenvolvida de denominada assim pela teórica Viola Spolin.
A técnica de blablação é importante para liberar o ator da multiplicidade de detalhes técnicos que envolvem o ensaio inicial e para capacitá-lo a mover-se espontânea e naturalmente no seu papel.
Blablação significa, simplismente, a substituição de palavras articuladas por configurações de sons. Não deve ser confundida com "duplo sentido", onde palavras reais são invertidas ou mal pronunciadas, para confundir o significado.
A blablação é uma expressão vocal que acompanha uma ação, não a tradução de uma frase portuguesa. A blablação não uma lingua estrangeira, a famosa brincadeira brasileira da língua do "P" e nem a transformação das palavras em bla-bla-bla-bla...
A blablação desenvolve a linguagem expressiva física (expressão corporal).
GRAMMELOT
Grammelot é uma palavra de origem francesa, inventada pelos cômicos dell’arte e italianizada pelos venezianos, que pronunciavam gramlotto. Apesar de não possuir um significado intrínseco, sua mistura de sons consegue sugerir o sentido do discurso. Trata-se, portanto, de um jogo onomatopéico, articulado com arbitrariedade, mas capaz de transmitir, com o acréscimo de gestos, ritmos e sonoridades particulares, um discurso completo.

6 comentários: